10 buster wiki banner 02 625x313

 

A BrSystems direcionou toda sua capacidade técnica para uma única distribuição Línux :  Debian, considerada senão a melhor, uma das melhores e mais seguras distribuições Linux para servidores. 

O sistema Debian, anteriormente chamado de Debian GNU/Linux e hoje apenas de Debian, é um sistema operacional composto inteiramente de software livre. É mantido oficialmente pelo Projeto Debian.

O projeto recebe ainda apoio de outros indivíduos e organizações em todo mundo. O grupo distribui ainda núcleos Unix-like, como o Debian GNU/kFreeBSD e o Debian GNU/Hurd. O Debian é especialmente conhecido pelo seu sistema de gestão de pacotes, chamado APT, que permite: atualização relativamente fácil a partir de versões relativamente antigas; instalação quase sem esforço para novos pacotes e remoção limpa de pacotes antigos. Debian vem dos nomes dos seus fundadores, Ian Murdock e de sua esposa, Debra. O projeto Debian é mantido por meio de doações à organização sem fins lucrativos Software in the Public Interest (SPI).

O Debian Stable procura sempre manter os pacotes mais estáveis, assim, ele mantém o Gnome e KDE, por exemplo, em versões mais antigas do que muitas outras distribuições GNU/Linux por padrão mantêm. O fato dele conter pacotes mais antigos garante melhor estabilidade e faz com que ele seja melhor empregado como servidor, bem como utilizado por usuários que desejam estabilidade em estações de trabalho ou desktops domésticos. Várias distribuições comerciais baseiam-se (ou basearam-se) no Debian, incluindo: Linspire (antigo Lindows), Xandros, Knoppix, Kurumin, BrDesktop e Ubuntu.

Com um ou mais equipamentos dotados de robustes, uma empresa poderá dispor de uma infra-estrutura capaz desempenhar os mais diversos serviços de rede em único servidor linux.

Características:

• Totalmente baseado em padrões corporativos (NIX);
• Utilizando somente software padrão e protocolos padrões; Atualização constante;
• Número ilimitado de aplicações em um mesmo equipamento (hardware deve ser apropriado);
• Número ilimitado de usuários.

Benefícios:

• Plataforma robusta para implantação de serviços de rede/aplicações.

Caracteristicas
O Debian possui acesso á repositórios online que contem mais de 51.000 pacotes, fazendo este uma das maiores compilações de software. Oficialmente, Debian contem apenas softwares livres porem softwares não livres também podem ser baixados e instalados em seu repertório. Debian incluí programas populares como LibreOffice, Firefox web browser, K3b disc burner, VLC media player, GIMP image editor, e Evince document viewer.

O Debian não prioriza apenas uma interface gráfica. Ele suporta igualmente todas as interfaces conhecidas do servidor gráfico X11: GNOME, KDE, XFCE, LXDE (atualmente LXQt), Cinnamon, MATE, fluxbox, etc, bem como as baseadas em tiling, como i3, awesome, Xmonad e bspwm.